sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O Brasil e o Mundo

Que fique claro o seguinte: o Brasil tem diversos defeitos. Muitos mesmo. Mas um defeito não temos: não somos um povo imperialista. Não somos. Não há em nós um átomo de vontade de nos impormos ao resto do mundo. Nem em nossos vizinhos sul-americanos procuramos intervir. Os ajudamos quando nos pedem e dentro de nossas possibilidades porque nosso dinheiro é contado e deixamos eles viverem do jeito que quiserem. Esta é uma tradição de nossas relações internacionais. Exceções confirmam este nosso proceder. 

O território brasileiro nos basta. Sempre nos bastou. Nem o idioma que falamos fazemos questão de divulgar como as outras nações fazem com os delas.

Já não é possível dizer o mesmo dos outros países. De uma forma ou outra, tentam impor seu idioma (que vendem como universal), sua cultura, sua religião e seu modo de viver como modelos que os outros povos devem seguir. Assim são os EUA, a União Européia, a Rússia, a China e o Califado. E sabem o que eles querem de nós? Que sejamos os bonzinhos do mundo para eles nos dominarem mais facilmente. Exagero? Então porque eles se armam tanto? Porque gastam bilhões em armas que não temos e discutimos se queremos ter? Armas atômicas principalmente.

E dá-lhe Pax Americana, Guerra Santa, Mãe Rússia, China Milenar e livre mercado europeu (livre mesmo?). Por que tudo isto? Bondade deles?

Vai ver eles querem ser nossos amigos. Mui amigos... Quem quer ir na deles que vá. 

Prefiro defender o Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário